O Cartório de Registro de Imóveis de Inhapim, em Minas Gerais foi criado em 1939 e seu primeiro Oficial Registrador foi meu avô paterno, Manoel Chagas Lopes, mais conhecido como Zito Chagas. Atualmente o Oficial é meu pai, Luiz Fernando Chagas que entrou como substituto em 1968 e se tornou Titular em 1983.

 

 

 

MEDALHA NICOLAU BALBINO

O Oficial do Registro de Imóveis de Inhapim-MG. Luiz Fernando Chagas, foi agraciado na sexta-feira, 6 de setembro de 2019, com a Medalha de Mérito Registrador Nicolau Balbino, outorgada pela Associação dos Notários e Registradores de Minas Gerais (Serjus-Anoreg/MG). A homenagem foi feita durante a abertura oficial do XXVIII Congresso Estadual dos Notários e Registradores.

A comenda destaca a atuação de personalidades que deram contribuição relevante para o desenvolvimento, aprimoramento e consolidação dos serviços extrajudiciais em Minas Gerais e no Brasil. Além do Oficial Luiz Chagas de Inhapim, receberam a Medalha de Mérito o titular do Registro Civil das Pessoas Jurídicas de Belo Horizonte, José Nadi Néri, e o desembargador Marcelo Rodrigues, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

 

De acordo com a associação, a escolha do registrador Nicolau Balbino Filho, falecido em fevereiro de 2018, para patrono da medalha está alicerçada na importância de sua trajetória profissional para o desenvolvimento e fortalecimento das atividades notariais e de registro no País.

 

Nicolau Balbino Filho foi pioneiro no estudo do Direito Registral no Brasil. Seus estudos e obras publicadas — entre eles “Registro de Imóveis: doutrina, pjática e Jurisprudência” e “Contratos e Notificações no Registro de Títulos e Documentos” — são referências para estudantes e profissionais.

 

O registrador também foi membro fundador do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJ Brasil), e membro do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB).

 

 

 

https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/noticias/notarios-e-registradores-homenageiam-magistrado.htm#.YCCVeehKjIU

https://cnbmg.org.br/abertura-do-xxviii-congresso-estadual-dos-notarios-e-registradores-de-minas-gerais-destaca-importancia-da-atividade-extrajudicial/

http://www.serjusanoregmg.com.br/noticias_ver.php?id=9894

http://www.serjusanoregmg.com.br/noticias_ver.php?id=9933

 

 

MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA

O Governador do Estado de Minas Gerais Aécio Neves concedeu através de Decreto, a Medalha de Honra da Inconfidência Post-Mortem à Manoel Chagas Lopes

A solenidade de agraciamento ocorreu no dia 21 de abril de 2008 na cidade de Ouro Preto-MG

Manoel Chagas Lopes foi representado por seu filho Luiz Fernando Chagas

A Medalha da Inconfiência, a principal comenda do Estado de Minas Gerais, é entregue a personalidades escolhidas pelo Conselho da Medalha (do qual fazem parte o governador Aécio Neves, representantes da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais e instituições universitárias), por suas contribuições ao desenvolvimento cultural, econômico e social de Minas Gerais e do Brasil. Este ano foram homenageados 254 personalidades. Criada pela Lei nº 882, em 28 de julho de 1952, no governo Juscelino Kubitscheck, a Medalha da Inconfidência é entregue sempre no dia 21 de abril com quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Nessa data, a sede do governo de Minas Gerais é transferida de Belo Horizonte para Ouro Preto. 

O governador realizou revista à tropa, assim que chegou à Praça Tiradentes, acompanhado do vice-presidente José Alencar. Juntos, eles foram conduzidos pelo tapete vermelho e se posicionaram em frente à estátua do mártir da Inconfidência Mineira, onde, tradicionalmente, foram rendidas as homenagens à imagem e história de Tiradentes. 

O ator Tiago Lacerda, acendeu a pira com o fogo simbólico que teve passagem por Conselheiro Lafaiete. Em sequida foi realizado um show com apresentações artísticas. 

A emoção marcou o encerramento da Semana da Inconfidência. Mais de 3 mil pessoas assistiram de perto a tradicional solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência realizada pelo Governo de Minas para comemorar o Dia de Tiradentes. Este ano, a cerimônia homenageou os 20 anos da Assembléia Nacional Constituinte e da Constituição de 1988, momento marcante da história política brasileira, e fez um tributo emocionante à liberdade, um dos principais anseios dos inconfidentes mineiros. 

Um dos momentos mais marcantes da solenidade foi quando a cantora mineira Marina Machado cantou o Hino Nacional à capela. Simultaneamente, em três telões, era exibido um vídeo com imagens de momentos importantes da política brasileira desde o fim da ditadura militar, o Movimento Diretas Já, até a promulgação da Constituição Federal de 1988. 

A cerimônia teve como orador oficial o presidente da República em exercício, José Alencar. Também discursou na Praça Tiradentes o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo. Em seu discurso, o governador Aécio Neves ressaltou a importância do ideal de liberdade e destacou que o maior desafio e fazer com que a democracia se estenda a todos os brasileiros. 

Após o discurso do governador, do alto de um palco montado aos pés do monumento a Tiradentes, no meio da praça, o ator Thiago Lacerda declamou o poema “Estatuto do Homem”, do escritor Thiago de Mello, em uma emocionante homenagem à liberdade. 

Ao final da solenidade, quatro cantores mineiros interpretaram canções que marcaram momentos da política brasileira. 

AGRACIADOS COM A MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA 2008

Ministro de Estado JOSÉ GOMES TEMPORÃO Ministro de Estado MIGUEL JORGE Ministro de Estado ORLANDO SILVA DE JESUS JÚNIOR Ministro de Estado JOSÉ MÚCIO MONTEIRO FILHO Ministro de Estado SÉRGIO MACHADO RESENDE Ministro de Estado, Jornalista FRANKLIN DE SOUSA MARTINS Governadora do Pará ANA JÚLIA CAREPA Governadora do Rio Grande do Norte WILMA MARIA DE FARIA Governador do Acre ARNÓBIO MARQUES DE ALMEIDA JÚNIOR Governador do Mato Grosso do Sul ANDRÉ PUCCINELLI Governador de Roraima JOSÉ DE ANCHIETA JÚNIOR Senador da República (BA) ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES JÚNIOR Senadora da República (MA) ROSEANA SARNEY MURAD – Promoção Deputado Federal (BA) MÁRIO SÍLVIO MENDES NEGROMONTE Deputado Federal (SP) MICHEL MIGUEL ELIAS TEMER LULIA Deputado Federal (SP) JOSÉ ALDO REBELO FIGUEIREDO Deputado Federal (MG) FERNANDO ALBERTO DINIZ – Promoção Deputado Federal (MG) GILMAR ALVES MACHADO – Promoção Deputado Federal (MG) JAIME MARTINS FILHO – Promoção Deputado Federal (MG) JÚLIO CÉSAR DELGADO – Promoção Deputada Federal (RS) MANUELA PINTO VIEIRA D’ÁVILA Secretário de Estado (MG) MARCIO ARAUJO DE LACERDA – Promoção Empresário ANTÔNIO ERMÍRIO DE MORAES FILHO Empresário CARLOS FRANCISCO JEREISSATI Empresário EIKE FUHRKEN BATISTA – Promoção

Jornalista LUIS FERNANDO VERÍSSIMO

Prefeito de Curitiba CARLOS ALBERTO (BETO) RICHA Prefeito de Porto Alegre JOSÉ ALBERTO FOGAÇA DE MEDEIROS Prefeito de Cuiabá (MT) WILSON PEREIRA DOS SANTOS

Miss Brasil NATÁLIA GUIMARÃES

Ator DANIEL DE OLIVEIRA PINTO Vocalista FERNANDA BARBOSA TAKAI

In Memoriam Tabelião MANOEL CHAGAS LOPES

DESEMBARGADORES, MÉDICOS, ADVOGADOS, PROFESSORES, DEPUTADOS ESTADUAIS, DEPUTADOS FEDERAIS, OFICIAIS DO EXÉRCITO, MARINHA E AERONÁUTICA, PREFEITOS, COMPOSITORES, ARTISTAS, DELEGADOS, EMPRESÁRIOS, DENTRE OUTROS AGRACIADOS.

 

MANOEL CHAGAS LOPES
BIOGRAFIA

MANOEL CHAGAS LOPES – também conhecido como “ZITO CHAGAS”, nasceu no dia 28 de fevereiro de 1.908 na cidade de Inhapim.  Filho de Francisco das Chagas Lopes e de Maria José do Nascimento Lopes, era o quinto de uma família de onze irmãos. Passou a infância em Inhapim e com dezesseis anos já era proprietário de um lote de burros. Exerceu a profissão de tropeiro até que este veículo tornou-se obsoleto face à chegada da Rio Bahia e, por conseqüência, a presença de caminhões.  Vendeu o lote de burros e se instalou, juntamente com seu pai, no ramo de comércio de secos e molhados. Casou-se com Zelinda Ribeiro de Melo em 17 de abril de 1929 quando passou a assinar Zelinda Ribeiro Chagas e com ela gerou uma prole de quatorze filhos, dos quais oito ainda estão vivos e quatro deles ainda moram em Inhapim. Dona Zelinda faleceu em 18 de março de 1973. No meio dos anos 30, mudou-se para o atual município de Sobrália – então chamado Itaúba – ainda como comerciante de secos e molhados. Voltou para Inhapim a convite de seu cunhado – Alberto Azevedo – chefe político que o convidou para assumir as funções de Tabelião do Primeiro Ofício de Notas e Oficial do Registro de Imóveis da Comarca de Inhapim, cujo Termo foi instalado em 09 de novembro de 1.939. Comandou ainda a Banda de Música Santa Cecília, tocando bombardino. Exerceu todas estas funções até sua morte, em 06 de abril de 1.979. Foi chefe político de alta respeitabilidade, tendo concorrido, sem sucesso, ao cargo de Prefeito Municipal em 1.950 e em 1962. Porém alcançou seus objetivos ao vencer o pleito municipal de 1.976. A política o atraiu desde cedo. Já em 1927 começou a interessar-se por ela. Foi chefe incontestável da U.D.N. desde 1946 até a extinção dos velhos partidos. Quando foi eleito prefeito em 1976, venceu por uma diferença de 1.184 votos e ainda a maioria na Câmara. Foi sob o seu comando que Inhapim viveu um grande período de prosperidade, tendo aqui se instalado a COPASA, a TELEMIG, a CEMIG, a MINASCAIXA, a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, as Escolas Mingote Viggiano e Dr. Alípio Fernandes, criação de mais de vinte escolas na área rural, a maioria com extensão de séries. Foi um marco no desenvolvimento de Inhapim a criação da Escola Normal Alberto Azevedo – por ele idealizada e concretizada – que formou mais de mil normalistas e gerou inúmeras oportunidades de emprego. Todo este desenvolvimento também foi possível porque um de seus filhos – Altair Chagas – foi vereador, deputado estadual e deputado federal, com um total de vinte e oito anos de serviços no Poder Legislativo. Foi uma pessoa muito querida, respeitada, excelente esposo, pai de família e chefe político e, por tudo isto, considerado o Homem do Século XX do município de Inhapim, em pesquisa feita pelo jornal Visão Regional. O atestado vivo da envergadura e do alto quilate de Zito Chagas foi o êxito conseguido na formação, encaminhamento e educação dispensada a seus filhos. Foi Tabelião do Cartório do 1° Ofício de Notas e Oficial do Cartório de Registro de Imóveis de Inhapim por 39 anos. Zito Chagas faleceu em 06 de abril de 1979, aos 71 anos de idade. Seu sepultamento, realizado no sábado, dia 07 de abril de 1979 em Inhapim, veio mostrar o grande prestígio, amizade e carinho dedicados ao grande líder político, com a presença de verdadeira multidão do povo, estimada em aproximadamente três mil pessoas, vários prefeitos da região, além de homens do alto escalão do Governo Estadual. Estiveram presentes no funeral, em Inhapim, o Governador de Minas Gerais, Francelino Pereira dos Santos, o Secretário de Estado de Obras, Carlos Elói, o Secretário de Estado de Governo, Humberto Almeida, o Secretário de Estado da Educação, Paulino Cícero de Vasconcelos, o Chefe da Casa Militar, Coronel PM Jair Cançado Coutinho, o líder da Arena na Assembléia, Deputado Emílio Galo, o Deputado Narcélio Mendes, e demais autoridades.

Políticos, artistas, empresários e demais personalidades receberam na segunda-feira, 21 de abril de 2008 na Praça Tiradentes, em Ouro Preto (MG), a medalha da Inconfidência. Considerada a mais alta e importante condecoração concedida pelo governo do Estado de Minas Gerais, ela visa “distinguir todos aqueles que, de maneira excepcional, tenham contribuído para o prestígio e a projeção da terra mineira”. A medalha possui quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência, que são concedidas pelo governador, por indicação do conselho permanente. A Medalha da Inconfidência, criada pela Lei 882, de 1952, é entregue anualmente em 21 de abril, nas comemorações da Semana da Inconfidência. Durante a cerimônia que contou com a presença do vice-presidente da República, José Alencar, o governador Aécio Neves entregou a medalha a pessoas e empresas que, segundo o governo, contribuíram para o desenvolvimento econômico, cultural e social de Minas Gerais. A cerimônia de entrega da comenda é realizada na data em que o mártir da Inconfidência Mineira Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi enforcado em 1792. Ao todo foram entregues 252 medalhas. Estão entre os condecorados de 2008, a cantora Fernanda Takai, o ator Daniel de Oliveira e o escritor Luís Fernando Veríssimo, a Miss Brasil 2007 Natália Guimarães, além de vários governadores, prefeitos, deputados, senadores, diversos políticos e personalidades em geral e ainda o saudoso Tabelião e Ex-Prefeito de Inhapim-MG, Manoel Chagas Lopes, o “Zito Chagas”, que recebeu a Medalha de Honra da Inconfidência Post-Mortem, no ano de comemoração de seu centenário, sendo representado em Ouro Preto por seu filho, Luiz Fernando Chagas.

 
Manoel Chagas Lopes - "Zito Chagas" e Dona Zelinda