O Prefeito de Miradouro-MG, Almiro Marques de Lacerda Filho, Mirim, entregou na noite de 16 de agosto de 2019, durante a abertura da 31ª Exposição Agropecuária de Miradouro, 128 títulos do Programa MIRARREGULARIZA. Durante sua fala o prefeito Mirim frisou que o programa é gratuito e não vai parar, será realizado também em todos os distritos.
A Prefeitura Municipal de Miradouro realizou entre os dias 15 e 18 de agosto, a 31ª Exposição Agropecuária de Miradouro e 6ª Exposição da Agricultura Familiar. Shows nacionais foram as atrações artísticas da tradicional festa, e a realização do Cia do Rodeio Marciano Teixeira, tudo isso foi realizado pelo prefeito Mirim. A festa começou na quinta-feira (15), com o show de Lorena e Leo. Na sexta-feira (16), o prefeito Mirim recebeu as autoridades de Miradouro e da região para a solenidade oficial de abertura, e na arena o prefeito mirim entrou com 128 famílias, fazendo bonito e sendo aplaudido pela população. Ele fez a entrega de títulos que regularizam 128 moradias na cidade dentro do programa MIRARREGULARIZA. Logo após, para terminar a noite com chave de ouro, foi apresentado a Cia do Rodeio, e show de Munhoz e Mariano, em seguida o DJ Danilo Freitas. No sábado (17), Cia do Rodeio, show de Cristiano Banni & Daniel e em seguida o DJ Summer. No domingo (18), aconteceu a Domingueira com Laura Alves e Cia do Rodeio, e a noite foi fechado com o show das Patroas do Brasil.
Segundo o prefeito Almiro Marques de Lacerda Filho (Mirim), o evento tem como objetivo principal valorizar a agricultura de Miradouro e região. Alem disso, ele também falou sobre o projeto MIRARREGULARIZA, que entrega 128 moradias na cidade dentro do programa. E fez questão de frisar que é gratuito e o programa não vai parar, e partirá também para os distritos. “A festa é Tradicional em Miradouro, não podemos deixar de fora nosso rodeio e sempre trazemos um cantor famoso, como o Munhoz e Mariano. Dessa forma, presenteamos o cidadão Miradourense que é um parceiro do poder público do município de Miradouro. O Mirarregulariza é um sonho nosso, hoje mais de 50% dos imóveis de Miradouro não são regularizados, cerca de 1000 a 1500 imóveis. Esse projeto dá uma satisfação enorme pois a pessoa pode pegar e dizer com clareza que o imóvel é dela e pode fazer o que quiser. Além disso, há a possibilidade de conseguir linhas de crédito para reformar, construir ou aumentar a casa. Realmente, o Mirarregulariza veio trazer dignidade à população Miradourense, tudo isso gratuitamente.
O registrador de imóveis em INHAPIM e integrante da equipe de regularização fundiária do Mirarregulariza, LUCIANO CHAGAS, ressaltou que essa é uma lei nova e o prefeito tem opção de escolher fazê-la ou não, e o pefeito Mirim não pensou duas vezes e escolheu fazê-la. “É um programa muito bacana, porque é tudo gratuito, estamos fazendo tudo com verba do município e até o registro é gratuito. A partir daí, a pessoa que recebeu o documento consegue um empréstimo no banco, ou para reforma, ou para a ampliação da sua casa, ou até mesmo vendê-la financiada, porque às vezes uma pessoa não tem como pagar à vista, mas conseguirá pagá-la com financiamento. A lei fala que é para regularizar todos os imóveis que não tiverem documentação e que comprovarem existir antes de 22 dezembro 2016. O programa irá passar em todo o município de Miradouro, começou no bairro Cruzeiro e está indo para o bairro Bela Vista, até atingir todos os imóveis da cidade. A pessoa precisará comprovar a posse e pode fazer isso através da conta de luz, conta de água, recibo de compra e venda ou se não tiver documento nenhum, poderá ser feito um alvará pela prefeitura ou uma declaração dos vizinhos”, disse Luciano.
A moradora do bairro Zé Lucindo da Cunha/Miradouro, Maria de Fátima Alves disse que ficou muito satisfeita em receber a escritura. “É uma satisfação estar recebendo a escritura da minha casa sem ter que gastar um valor alto, graças ao prefeito Mirim e à prefeitura nós fomos beneficiados com este presente”